Semana do Doador incentiva doações voluntárias de sangue
A confeiteira Juliana Pinheiro escolheu esta segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, para ir à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) fazer a sua primeira doação.
“Com este gesto tenho a certeza de poder ajudar outras pessoas”, afirmou Juliana. O dia também marca o início da Semana do Doador, que acontece até 30 de novembro.
Com o tema “Cada doação, uma nova história”, a campanha tem como embaixador o cantor Tatau, que esteve hoje no hemocentro coordenador, na Vasco da Gama, em Salvador.
“É uma campanha muito especial.
A gente só tem que agradecer. O baiano é diferenciado, mesmo com este tempo chuvoso a gente vê as pessoas aqui, salvando vidas.
Eu estou feliz por ter sido escolhido embaixador deste momento tão especial e poder reforçar que a doação é fundamental”, declarou Tatau.
Primeiramente, a Semana Nacional do Doador acontece em todos os hemocentros do país.
Principalmente, porque a iniciativa tem o objetivo de homenagear e agradecer aos doadores voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população do Brasil doa sangue de forma regular.
Assim sendo, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa.
Porém, as doações constantes são essenciais para atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer.
E portanto, para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte.
Em 2024, a Hemoba recebeu cerca de 158 mil candidatos para doação de sangue. Uma delas foi a cuidadora de idosos Ivonildes Ribeiro.
Ela fez a sua doação nesta segunda-feira (25).
“Já havia doado uma outra vez. Hoje vim com o grupo que congrego na igreja. Nos reunimos por saber a importância de um gesto como este”, disse.
Outrossim, em 2023 foram quase 170 mil candidatos.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que esta é uma semana de reconhecimento e agradecimento pelo gesto de solidariedade que cada doador faz.
Semana de alerta
Portanto, “também é uma semana de alerta e conscientização de toda população para a importância da doação de sangue.
Assim sendo, com cada bolsa conseguimos salvar até quatro vidas daquelas pessoas que precisam fazer cirurgias e para pacientes com alguma doença hematológica”, afirmou.
Doações regulares
Portanto, o diretor geral da Fundação Hemoba, Luiz Catto, chama atenção que as doações podem ser feitas ao longo de todo ano.
Primeiramente, “datas como estas são importantes pois fazem com que os estoques fiquem nos níveis que a gente espera para suprir a demanda dos hospitais.
Mas precisamos que as doações sejam contínuas, para atendermos a demanda ao longo de todo ano”, pontuou.
Onde doar
Em Salvador, o Hemocentro Coordenador, na Vasco da Gama, próximo ao HGE, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30.
Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Em Vitória da Conquista, banco de sangue: UCT Hemoba. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30. Endereço: Avenida Filipinas, s/n – Bairro Felícia. Telefone: (77) 3229-2445
Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos.
Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
Assim como não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.
Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Programação
Durante a Semana do Doador haverá as seguintes apresentações musicais na sede da Hemoba, em Salvador: no dia 25/11, o Coral Lacen, às 8h30; a voz e violão do cantor Lú Santana, às 9h; e o músico Tatau, às 11h40.
Nesta terça-feira (26), o Coral Pentágono, às 9h, e o cantor Júnior, às 13h15. Na quarta-feira (27), a dupla Percy e Bruno, às 9h.
Na quinta-feira (28), a cantora Rama Montana, às 9h.
Na sexta-feira (29), o músico Pio Fernandes, às 9h. Já no sábado (30), a programação será encerrada com a presença do Coral do Neojiba, às 9h.
No período, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estarão no estacionamento da sede da Hemoba (25/11), no Salvador Shopping (25 a 30/11).
Na Estação da Nova Lapa (26 a 27/11), na Secretaria Estadual de Educação (28 a 29/11) e no Supermercado Assaí (30/11), em Lauro de Freitas.
Atendimento das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.