Semana do Meio Ambiente inova ações de cidadania
Antes considerado ultrapassado e reservado à inutilidade, o velho monitor enfim serviu para algo de útil. Seu dono, o motorista aposentado, Carlito Pereira Alves, resolveu trocá-lo por uma muda de jacarandá. Em breve, a nova planta estará no sítio que ele possui numa localidade próxima ao município de Belo Campo. O aparelho, por sua vez, será encaminhado ao único destino que lhe era possível: a reciclagem.
Ações desse tipo são a base do Projeto Eletro Troca, atividade socioeducativa que se integra à programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Semma. As pessoas trocam materiais eletrônicos sem utilidade por mudas de plantas nativas da região. A equipe arma seu estande em diferentes pontos da cidade e realiza as trocas. Computadores ultrapassados, teclados, monitores, carregadores de bateria, aparelhos de DVD e celulares, enfim, o lixo eletronico agora pode se transformar em esperança para o meio ambiente.
Carlito viu o estande da Semma armado na Olivia Flores com a inscrição “Plante e adote uma árvore”. Se interessou por adquirir mudas e acabou encontrando destino para seu monitor ocioso. “Deixar um material desse jogado no lixo, em qualquer lugar, não é certo nem adequado”, observou ele, após receber da equipe da Semma a muda de jacarandá. “Uma árvore é muito importante para o nosso planeta e para a gente mesmo. Como eu tenho um sítio, gosto muito de plantar qualquer tipo de árvore”.
PROJETO – A Semana do Meio Ambiente segue até o dia 5 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa põe em discussão o tema “Os filhos que queremos deixar para o planeta”. Ao público, estão sendo oferecidas oficinas, palestras, blitz educativa, exposição e plantio de mudas, além da realização da Eletro Troca e da I Meia Maratona Ecológica.