Seminário favorece parcerias entre Bahia e Portugal
Evento acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, em Guarajuba
As relações comerciais entre Brasil e Portugal serão estreitadas. Lideranças empresariais, investidores, exportadores e importadores dos dois países estarão reunidos na Bahia para o V Seminário de Oportunidades de Negócios Bahia/Portugal. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, no Vila Galé Marés Resort Hotel, em Guarajuba, e tem como objetivo estimular as relações empresariais entre os participantes. O encontro é promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil e conta com o apoio do Sebrae.
Um dos destaques do Seminário é a realização de encontros de negócios entre empresários nacionais e portugueses. A ação acontece nos dois primeiros dias do evento e deve reunir cerca de 150 empresários. Durante os encontros, os participantes poderão fechar parcerias e divulgar suas empresas e serviços.
Entre as entidades que já confirmaram presença estão a Associação Baiana de Supermercados (Abase), a Confederação Internacional dos Empresários Portugueses (Ciep), Núcleo de Empresários da Região de Castelo Branco (Nercab), Núcleo de Empresários da Região de Santarém (Nersant) e a Associação Industrial de Aveiro (Ainda). Esta última também já garantiu sua participação na Rodada de Negócios do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), que acontece em Salvador entre os dias 23 e 25 de outubro.
O evento traz ainda palestras e debates sobre o cenário econômico baiano, nacional e estrangeiro. O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, é dos um palestrantes do Seminário. No dia 18 de outubro, às 15h30, Passos estará na mesa Comércio e Serviços, juntamente com representantes da Ciep e da Câmara Portuguesa. “O Seminário é uma ótima oportunidade para as micro e pequenas empresas baianas estreitarem as relações com empresas portuguesas, expandirem suas fronteiras e aprofundar o debate sobre o processo de exportação das MPE de nosso Estado”, afirma o superintendente.
Os participantes do Seminário também poderão conferir publicações da área empresarial na livraria do Sebrae e uma exposição de artesanato baiano, como rendas e cerâmicas, produzidos por associações e cooperativas atendidas pela Instituição. Além dessas ações, o Sebrae prestará atendimento empresarial durante os três dias de evento.
Participam ainda do encontro o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Teles, o secretário da agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e o secretário de Portos, Carlos Costa.