Senador quer tecnologia de preparo para emergências no Brasil
Na Noruega, Pinheiro conhece trabalho de fundação especializada em treinar equipes de centros de emergência e defesa civil
O uso da tecnologia para aprimorar e universalizar as práticas de socorro em urgências é um dos objetivos da visita do senador Walter Pinheiro (PT-BA) à Safer (The Stavanger Acute Medicine Foundation for Education and Research), uma parceira entre a fábrica da Laerdal Medical e a Universidade e o Hospital escola de Stavanger, na Noruega.
Defensor de que o Brasil adote uma cultura de defesa civil, o líder do PT no Senado conheceu, as instalações da fundação especializada em aprimorar a competência clínica em situações adversas. “Queremos promover esse diálogo com a Safer e a Laerdal, que têm uma cultura de desenvolver a pesquisa e o treinamento com o objetivo de salvar vidas”, afirmou.
Pinheiro tem defendido a oportunidade da Copa de 2014 no Brasil para iniciar o processo de implantação dos chamados centros integrados de emergência, proposta que reúne, em um único número, chamadas de serviços de polícia, bombeiros, saúde (Samu), defesa civil, alterações climáticas e trânsito. Ele também vem discutindo com o governo federal e no Senado a criação de um programa nacional de centros de emergência.
Relator do PPA 2012-2015, o parlamentar anexou à proposta a implantação destes centros em todas as regiões do Brasil. Salvador já tem aprovada no Orçamento 2012 da União, através de emenda da bancada baiana no Congresso, recursos para seu Centro de Emergência. “O treinamento é fundamental para o atendimento desses casos, a orientação partindo de uma central de emergência pode ser decisiva, o primeiro socorro, antes de uma unidade do Samu chegar, por exemplo”, avalia Pinheiro.
Além de deter expertise em produtos e soluções hospitalares na área de emergência, a Laerdal Medical é vista pelo senador como potencial empresa a integrar o Parque Tecnológico da Bahia. “Apresentamos para Laerdal as oportunidades nas áreas de saúde e dos avanços nas experiências em terapia celular”, adiantou.
Em sua agenda na Europa, o senador vai buscar ainda atrair outras empresas nas áreas médica e de comunicações para o parque baiano, além de conhecer a experiência sueca de uso da faixa de 450 MHz para disponibilizar banda larga em áreas rurais e participar do GSMA Mobile World Congress 2012, na Espanha.
Assista aqui treinamentos e simulações em emergência da Fundação Safer.
Foto: site da LaerdalMedical