“Servidor por 1 Dia”: comarcas do interior, também, podem participar do projeto 

“Servidor por 1 Dia”: comarcas do interior, também, podem participar do projeto 

Lançado em julho do ano passado, o Projeto “Servidor por 1 Dia” segue com a missão de integrar as crianças ao ambiente de trabalho de seus pais, mães e avós, aproximando as famílias e fortalecendo vínculos afetivos.

Neste ano, já foram realizadas duas edições na capital baiana e a ideia é de que o interior do estado, também, faça parte dessa iniciativa, como ocorreu no mês de dezembro na Comarca de Jitaúna.      

Magistrados e servidores do interior interessados em realizar o projeto na sua comarca devem entrar em contato com a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), enviando e-mail para segesp@tjba.jus.br. 

Vale lembrar que o projeto se destina a filhos(as) e/ou netos(as), de 6 a 10 anos, de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Durante a visita, as crianças conhecem um pouco sobre a estrutura e a história do TJBA, espaço onde seus responsáveis trabalham, assim como sobre curiosidades a respeito do Poder Judiciário.   

Na visão da Secretária de Gestão de Pessoas – Viviane da Anunciação Souza Oliveira –, o projeto “é mais que uma atividade lúdica, pois estreita laços familiares e contribui para a motivação, a saúde mental e o engajamento dos servidores. 

Ao terem a oportunidade de apresentar o seu trabalho ao filho ou ao neto, os servidores e as servidoras se sentem valorizados, é uma conexão que promove o sentimento de orgulho.

Além disso, apenas a presença das crianças no Fórum já consegue mudar o clima e a energia do ambiente.”  

A Segesp, unidade responsável pelo projeto, oferece total suporte, acompanhando a ação desde o planejamento até a sua execução, contribuindo, ainda, com envio de material e com a divulgação do evento.   

  

Edições anteriores   

Uma ação do Programa +Saúde, promovido pela Segesp, o Projeto “Servidor por 1 Dia” estreou com a visita à sede do TJBA, no mês de julho.

Na ocasião, 30 crianças participaram da atividade, que contou com um momento surpresa: o encontro com a Desembargadora Presidente Cynthia Maria Pina Resende.   

O sucesso do projeto reverberou para o interior e a Comarca de Jitaúna logo manifestou interesse em participar.

Assim, na manhã de 11 de dezembro, 21 crianças tiveram a oportunidade de se tornarem “servidores por um dia”.     

Em 2025, duas edições já foram realizadas: no Fórum Ruy Barbosa e no Fórum Ministro Adhemar Raymundo da Silva (Imbuí).

Em ambas, ficou evidente, mais uma vez, o quão valiosa é a experiência para a crianças e o quanto o projeto contribui para o engajamento e a integração no ambiente de trabalho.  

CRESOL