Termina o Horário de Verão
Horário de verão termina neste domingo
Em Vitória da Conquista, os bancos e as emissoras de rádio e televisão que operam em rede nacional, voltam aos seus horários habituais; os bancos, nesta segunda-feira, 18, abrem as portas ao público às 10:30 e fecham às 15:30.
Brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Estado do Tocantins irão atrasar seus relógios em uma hora, voltando ao normal.
Horário de verão deve economizar R$ 280 milhões, avalia ONS
O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nessa época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.
Mais: Aprenda a barrar o mau humor no horário de verão
Os Estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. Por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.
A Bahia, que era o único Estado do Nordeste que participava, decidiu não aderir ao horário de verão devido ao alto grau de rejeição da população . A exclusão atenderia a um pedido dos baianos que estariam preocupados com a violência. O decreto publicado no Diário Oficial incluiu o Estado de Tocantins na abrangência do novo horário.
Economia
A aplicação do horário de verão representará economia de R$ 280 milhões no período 2012-2013, segundo avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A previsão diz respeito à redução de contratação de valores junto às usinas geradoras termelétricas.
As estimativas do órgão são de economia entre 4% e 4,5% da demanda para o horário de pico, entre 18h e 21h, nos 119 dias em que durará a alteração, ao passo que o Ministério das Minas e Energia e o professor Reinaldo Castro Souza, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeir, estimam economia entre 5% e 5,5%.
Segundo o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, a medida terá repercussão financeira ao consumidor, pois diminui os custos de operação e reflete sobre o valor pago pela energia. A conta do impacto, porém, não é direta. Os valores de contratação oscilam e a compra de energia é feita primeiro entre as geradoras com preços mais baixos.
Economia de energia não termina com o Horário de Verão | |
Sindicato alerta as empresas quanto à necessidade de evitar | |
Com o término do Horário de Verão, no dia 17 de fevereiro, as contas de energia elétrica das empresas tendem a subir, certo? Depende. Isso se forem mantidas algumas medidas eficientes de redução de gastos. De acordo com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação, o manuseio correto dos equipamentos evita o desperdício de energia.Entre as principais dicas de como consumir menos e produzir mais, está o dimensionamento adequado do ar condicionado para o tamanho do ambiente, além de manter os filtros limpos e as portas e janelas fechadas durante o funcionamento. “No verão, esse aparelho representa até um terço da conta de energia”, alerta o sindicato. As lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares são uma alternativa para os locais em que o uso ultrapassa quatro horas por dia. A pintura do teto e das paredes internas, com cores claras, e a luz solar diminuem a necessidade de iluminação artificial.Os profissionais da limpeza possuem papel essencial e devem ser instruídos por treinadores qualificados. No refeitório, por exemplo, o indicado é arrumar os alimentos de forma que não se perca tempo para encontrá-los. “Muitas vezes, a marmita é guardada em recipiente ainda quente e sem tampa, isso facilita o consumo de energia. O asseio das serpentinas na parte traseira do aparelho também evita o susto na conta’’, aponta o especialista.De acordo com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), o saneamento torna o orçamento mais rentável, quando feito de maneira eficiente. Existem equipamentos que substituem a limpeza úmida pela seca, outros oferecem divisão de água limpa e suja, além do ganho econômico nas contas de água e luz.Alguns empresários não conseguem ver, inicialmente, a diminuição das despesas energéticas quando se investe em limpeza profissional. Mas, para os que já apostam nesse tipo de serviço, e reconhecem a diferença no orçamento mensal, não é preciso se desesperar. A reciclagem dos profissionais, periodicamente, motiva o contratante.Dicas: – Não obstrua a circulação do ar; – Nos corredores externos utilize sensores de presença que se acenderão somente quando houver circulação de pessoas; – Elimine vazamentos de água, evitando desperdícios. Economizando água, você está economizando energia; – Para subir um andar ou descer dois, procure utilizar as escadas. Um pouco de exercício é saudável e não faz mal a ninguém. |