TJBA celebra o Dia da Árvore
TJBA celebra o Dia da Árvore reafirmando compromisso com a sustentabilidade mediante a elaboração do Plano de requalificação paisagística
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio do Núcleo Socioambiental, comemora o Dia da Árvore, em 21 de setembro, mediante a parceria com a Superintendência de Patrimônio da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SUPAT/SAEB) para a elaboração do Plano de requalificação paisagística denominado “Biomas da Bahia”.
O projeto busca promover cidades sustentáveis, combater as mudanças climáticas e proteger a vida terrestre.
Biodiversidade
Assim sendo, o Tribunal contribui para a conservação da biodiversidade e a restauração de ecossistemas ao valorizar as espécies nativas da flora baiana.
A importância das árvores para a vida na Terra é inegável.
Elas fornecem o oxigênio ao Planeta, regulam o clima, protegem o solo e abrigam uma diversidade de espécies.
A preservação das árvores é fundamental para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e garantir um futuro sustentável às próximas gerações.
O TJBA já deu importantes passos em direção à sustentabilidade, como o plantio de diversas mudas nos últimos anos.
Espécies vegetais
No entanto, o plano “Biomas da Bahia” representa um avanço significativo, pois contempla uma abordagem mais abrangente e estratégica para a gestão do paisagismo na sede do Tribunal, em Salvador.
A escolha das espécies vegetais será feita de forma criteriosa, considerando as características de cada local, garantindo a saúde e a longevidade das plantas e reduzindo a necessidade de manutenção.
A iniciativa está em andamento na Secretaria de Administração do TJBA para elaborar a etapa orçamentária, a fim de viabilizar a execução do projeto.
Biomas da Bahia
“O projeto ‘Biomas da Bahia’ não é apenas uma iniciativa de paisagismo, mas também um compromisso com a sustentabilidade para proteger as presentes e futuras gerações.
Assim como busca estabelecer uma qualidade de vida aos magistrados, aos servidores e aos colaboradores”, salienta a Desembargadora Maria de Fátima Carvalho, Coordenadora do Núcleo Socioambiental.
Proposta
A proposta do TJBA está em consonância com a diretriz de gestão da Presidência nº 13.
Já que orienta que as iniciativas sejam concebidas e implementadas de forma ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa.
Além disso, a iniciativa contempla as Resoluções CNJ nº 400/2021 e nº 550/2024, o Plano de Logística Sustentável e os ODS da Agenda 2030 da ONU.
Resoluções estabelecem diretrizes para a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.
Compromisso
Assim, o TJBA dá mais um passo para reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade e inspira outras instituições a adotarem práticas mais sustentáveis, visando contribuir com a construção de um futuro mais justo e equilibrado.