fbpx

Trabalhos da UESB são premiados em Congresso

No início deste mês de setembro, professores e pós-graduandos da UESB participaram do 29° Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, realizado em Gramado, Rio Grande do Sul. Formam apresentados 23 trabalhos da Universidade, sendo dois deles premiados. As produções envolveram quatro laboratórios, Biotecnologia, Melhoramento e Produção Vegetal, Tecnologia de Sementes e Fisiologia Vegetal.

“O evento foi muito importante para levar o nome da Universidade e também para mostrar os trabalhos que estamos desenvolvendo”, informou Bruna Madureira, discente do Doutorado em Agronomia. Com o título “Levantamento Fitossociológico na Cultura da Mandioca em Vitória da Conquista”, a bolsista obteve o segundo lugar, na classificação geral, do prêmio de melhor pôster de pós-graduação. Outra produção do Doutorado em Agronomia, “Acúmulo de Massa Seca por Plantas Daninhas em resposta à Adubação na Cultura da Mandioca”, de Aderson Costa, foi premiada em terceiro lugar. O trabalho de Aderson foi inspirado no projeto de pesquisa de outro bolsista do Programa, Maurício Soares, que também é servidor da Uesb. “A premiação coloca em destaque nosso Programa e favorece a consolidação do nosso grupo de pesquisa, recompensando todos os nossos esforços nesse sentido”, destacou Aderson.

Para o professor Alcebíades Rebouças, coordenador do Laboratório de Biotecnologia, os resultados alcançados demonstram que os pesquisadores estão no caminho certo para o reconhecimento e consolidação do grupo de estudos. “As pesquisas são da maior importância, não só para região Sudoeste, mas para todo estado da Bahia, uma vez que o controle do mato em qualquer cultura representa um dos maiores custos na produção, seja de grãos, frutas, hortaliças, pastagem e outras”, ressaltou. Ainda segundo o docente, houve outros desdobramentos. “O reconhecimento da participação dos discentes no Congresso, com vários trabalhos apresentados, fez com que fôssemos convidados a participar juntamente com a Universidade Federal de Alagoas da organização do Simpósio Nordestino de Plantas Daninhas em 2015”, finalizou. Além de Rebouças, também orientaram os estudos, os professores Anselmo Viana, Silvana Matsumoto e Otoniel Morais.

O evento teve como tema “A Ciência das Plantas Daninhas em Clima de Mudanças” e foi promovido pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas.

por Emanuela Lisboa – Assessoria de Comunicação