fbpx

Transportes: dois pontos de venda de bilhetes eletronicos

Conselho Municipal de Transportes avança no debate sobre novos pontos para venda de bilhetes eletrônicos.

Os conselheiros definiram que um ponto será instalado na UESB e outro no bairro Brasil.

O Conselho Municipal de Transportes Públicos vem colocando em debate assuntos de interesse da população de Vitória da Conquista. Na pauta, um dos principais assunto, é a localização para mais dois novos pontos de venda de bilhetes eletrônicos, que deverão ser implantados na área urbana da cidade.

Os conselheiros chegaram ao consenso de que um dos pontos será na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. A estrutura onde funcionará, inclusive, está disponibilizada pela instituição. O outro será instalado na zona oeste, nas imediações do bairro Brasil. A localização específica, a ser definida em breve, deverá situar-se no interior do “quadrado” formado pelas avenidas Brumado, Frei Benjamim, Alagoas e Itabuna. O objetivo é facilitar para a comunidade a compra dos bilhetes, disponibilizando novas opções de locais, além da central de vendas que atualmente funciona na Rua Dois de Julho, área central da cidade.

A reunião tratou ainda de outras questões, como o processo de reestruturação que vem sendo implementado pela Prefeitura, por meio do Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Vitória da Conquista. Entre as novidades recém-implantadas, discutiu-se, por exemplo, a respeito da integração tarifária, recurso que possibilita aos usuários utilizar um ou mais ônibus e pagar somente uma passagem, desde que a viagem seja feita num único sentido, dentro de um período de 90 minutos e o percurso não disponha de uma linha de ônibus direta.

Luis Alberto Sellmann, presidente do Conselho Municipal de Transportes Públicos

‘Melhorias significativas’ – A integração tarifária já é utilizada por cerca de 5% dos usuários do transporte coletivo urbano de Vitoria da Conquista – índice que representa no mínimo 30 mil pessoas por mês. Além desse benefício, outros avanços também foram identificados no novo sistema por Álvaro Souza, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista (Sintravc) e membro do Conselho. “Foram melhorias muito significativas para a população da cidade”, observou, ao fim da reunião. “Uma empresa entrou com a frota totalmente nova e a outra está quase com cem por cento de seus ônibus renovados, trazendo mais qualidade de vida para a população no que diz respeito a transporte coletivo e mobilidade”, acrescentou.

‘Avanços’ – Para o presidente do Conselho, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, a reunião foi “muito proveitosa” por ter atingido o objetivo a que se propôs. “Debatemos questões importantes relacionadas ao transporte e ao trânsito na cidade e avançamos naquilo que prevíamos. Ou seja, que o Conselho definisse a localização dos dois novos pontos de comercialização dos bilhetes eletrônicos, facilitando a vida de todos os cidadãos que são usuários do transporte coletivo. Isso foi feito”, comentou Sellmann. “Esperamos que na próxima reunião já tenhamos novos avanços”, disse ainda o secretário.