TRE-BA disponibiliza sistema para emissão de diplomas eleitorais
Diploma digital poderá ser acessado no Portal do TRE-BA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibiliza, a partir desta quinta-feira (19/12), o Sistema de Emissão de Diplomas Eleitorais para prefeitos (as), vice-prefeitos (as), vereadores (as) e suplentes que não conseguiram participar da solenidade de diplomação ter acesso ao documento.
A partir de agora, o requerimento para emissão de diplomas deixará de ser realizado junto às Zonas Eleitorais e Seção de Protocolo e passa a acontecer exclusivamente pelo sistema que contempla os dados dos eleitos e das eleitas, nos 417 municípios da Bahia, aptos(as) a tomar posse, a partir de janeiro de 2025.
O diploma digital poderá ser acessado no Portal do TRE-BA ou diretamente no sistema:https://diplomas.tre-ba.jus.br
Como emitir o diploma
Ao acessar o sistema, a pessoa deve clicar na opção “Processo Eleitoral”, localizada no menu superior direito.
Depois, escolher o ano da eleição municipal, o município e o cargo da candidata ou do candidato eleito.
Após essa seleção, o diploma será gerado automaticamente, estando disponível para visualização e impressão.
O diploma emitido contará com QR Code e Código de Verificação, garantindo a autenticidade do documento.
No sistema, será possível consultar a quantidade de votos recebidos pelo (a) eleito (a), o partido, a coligação, o nome da juíza ou do juiz eleitoral responsável pela expedição do diploma, além do número da zona eleitoral.
Sobre o Sistema de Diplomas
O Sistema de Diplomas é uma aplicação web desenvolvida para gerar diplomas eleitorais em formato PDF. De acordo com a Secretária-Geral da Presidência, Maria do Socorro Carvalho, a iniciativa está entre os pilares do TRE-BA, que prima por utilizar os serviços tecnológicos para aprimorar a prestação de serviços aos diversos públicos do Órgão.
“O sistema foi projetado para facilitar a geração de diplomas eleitorais de forma rápida e eficiente, proporcionando um processo mais ágil para as eleitas e os eleitos”, explica.