TRE mantém propaganda partidária do PT
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou o pedido de liminar para suspender a propaganda partidária do Partido dos Trabalhadores (PT), com a participação do ex-presidente Lula e do deputado federal Rui Costa. O pedido feito pelo Democratas foi recusado pela Justiça Eleitoral e publicado nesta sexta-feira (23).
A decisão do corregedor Josevando Andrade foi comemorada pelo presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. “A oposição tem tentado esconder Rui e Lula da TV. Mas, eles são filiados, falam sobre o nosso programa ideológico. Ou seja, não tem nenhuma ilegalidade e a inserção está mantida”.
De acordo com o texto da decisão, a propaganda não apresenta excessos e é permitido a participação de filiados com destaque político nas propagandas das agremiações. A propaganda questionada na representação foi ao ar na quarta-feira (21) e a próxima inserção será na segunda-feira, dia 26.
A Justiça Eleitoral também derrubou um segundo pedido feito pelo DEM: representação contra o governador Jaques Wagner e o pré-candidato Rui Costa, sob alegação de divulgação de pesquisa eleitoral. “Nós estamos atentos e não vamos deixar que a oposição tente calar o PT. Com essas decisões, fica claro que estamos dentro da lei”, finaliza Everaldo.
As cidades de Vitória da Conquista e Brumado recebem, neste fim de semana, a visita da caravana de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP) 2014, do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo do estado, deputado federal Rui Costa.
No sábado (24), às 09hs, lideranças políticas, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, militantes e representantes dos territórios de identidade Vitória da Conquista e Médio Sudoeste se reúnem no Centro de Convenções Divaldo Franco, Av. Rosa Cruz, bairro Candeias, em Conquista. No domingo (25), também às 09hs, é a vez do território Médio Sudoeste se reunir em Brumado, no clube AABB, rua Manoel Messias Amorim, bairro Novo Brumado.
Durante as plenárias, vão ser recebidas sugestões das regiões para o Programa de Governo Participativo de Rui Costa. As propostas foram elaboradas por baianos e baianas desses territórios, que discutiram as prioridades e necessidades da macrorregião.
Além de Rui Costa, estarão presentes os pré-candidatos ao senado, vice-governador Otto Alencar, e a vice-governador, deputado federal João Leão. O ato político do PT terá ainda a participação de representantes dos partidos aliados às pré-candidaturas. São eles: PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade.
A elaboração do Plano de Governo Participativo de Rui Costa está chegando à fase final. Já foram realizadas 23 plenárias territoriais e três temáticas, com a mobilização de 30 mil pessoas. A previsão é que até o dia 5 de junho as contribuições recolhidas sejam sistematizadas no programa que vai ser apresentado durante a campanha.