Treinamentos de Krav Maga chegam a Vitória da Conquista
Com respostas simples, rápidas e objetivas, o Krav Maga – a defesa pessoal israelense – possibilita que qualquer cidadão comum, independentemente de força física, idade ou sexo, possa se defender de um agressor ou de mais agressores, maiores ou mais fortes, armados ou não
A Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da modalidade no Brasil, Peru e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil, chega a Vitória da Conquista. Representada pelo instrutor Paulo Almeida, a Federação passa a oferecer treinamentos de defesa pessoal na Academia Iêdo Menezes, Rua Nilton Gonçalves, 285, bairro Guarani.
Criado em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga é o método de defesa pessoal que permite que qualquer pessoa – independentemente de força física, idade ou sexo – consiga se defender de um agressor ou de mais agressores, de maior porte ou mais fortes, armados ou não.
Não se trata de uma arte marcial e sim da única modalidade reconhecida mundialmente com arte de defesa pessoal. No Krav Maga não há competições, campeonatos ou medalhas. O maior troféu é a vida que será salva um dia.
O treinamento orientado por instrutores qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa. Os detalhes tornam a técnica eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão.
Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.
O Krav Maga é um caminho de vida e quem pratica aprende a explorar o melhor de si, superando obstáculos físicos e mentais e se tornando uma pessoa melhor em todos os sentidos. Hoje, civis e militares adotam a modalidade no mundo inteiro por sua eficiência em combate.
Krav Maga no Brasil – A defesa pessoal israelense foi trazida ao Brasil, em 1990, por Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan). Grão Mestre Kobi começou a praticar o Krav Maga aos três anos de idade com Imi Lichtenfeld e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade pelo mundo.
Ao chegar no Brasil, Grão Mestre Kobi se estabeleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga. Ao longo destes 26 anos, a Federação vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável. Ainda hoje, o método de prática e de ensino da FSAKM é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel.
Grão Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga no Brasil, na Argentina e no Peru, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por Imi.
Na Bahia, a Federação conta com academias e instrutores habilitados em Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas e agora em Vitória da Conquista, onde é representada pelo instrutor habilitado, Paulo Almeida. É formado em Gestão em Segurança Privada, MBA Gestão estratégica da Segurança Corporativa, praticante de Krav Maga desde 2004. De graduou instrutor na 8ª Turma de Instrutores, em 2012 e tem participado de diversos cursos e seminários para o aprimoramento de sua técnica, tais como técnicas de defesa no chão, técnicas de defesa e ataque com bastão retrátil, comportamento defensivo dentro doe ônibus, arremesso de facas, entre outros.
Segundo Almeida, a Federação Sul Americana de Krav Maga tem o compromisso com a qualidade da técnica que promove e com a segurança de seus alunos, seja durante os treinamentos, seja em situação real de perigo nas ruas. “Dessa forma, a capacitação de seus instrutores é extremamente rigorosa, o que garante a qualidade do Krav Maga oferecido”, afirma o instrutor.