“Tribunal do Juri vai à escola”, projeto da OAB Conquista aplicado em 15 escolas públicas
Cidadãos conscientes, reflexivos e protagonistas na sociedade: Retorna o projeto mais abrangente e completo do país sobre a temática do Júri nas escolas do Ensino Médio, o Tribunal do Júri vai à Escola, projeto desenvolvido pela OAB Conquista, será aplicado em 15 escolas da Rede Pública do Ensino Medio em Vitória da Conquista e diversos Municípios.
Começa nesta segunda-feira, 11, e segue até a próxima sexta-feira, 15, a Iª fase do Projeto OAB vai à escola em sua IIª edição, promovida pela Comissão de Sistema Penal e Segurança Pública com apoio do Projeto OAB vai à Escola e Comissão de Integração Regional.
O Projeto é desenvolvido em três fases, sendo a primeira, um ciclo de palestras com Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Policiais Militares e Civis, Servidores da Justiça e pessoas que prestaram serviços como jurado.
A II fase, trata-se de uma mentoria e capacitação dos personagens que farão o Júri Simulado através de grupos, com reuniões e plantões tira dúvidas com profissionais da advocacia e do Ministério público, finalizando o projeto com a III fase e execução do Júri Simulado.
O projeto como desenvolvido, envolve equipe de dezenas de profissionais, sendo eles já confirmados: 20 Advogadas e Advogados, 11 Juízes, 4 Promotores de Justiça, 5 Delegados de Polícia, 8 Policiais Militares, 6 Servidores da Justiça, 6 Jurados, além de 30 profissionais da educação como coordenadores pedagógicos, diretores e diregentes do NTE-20 e 10 pessoas equipe de apoio (equipe de 100 pessoas ) para atingir público de 7 mil alunos estimados da Rede Pública do Ensino Médio.
O principal objetivo, é levar para alunas e alunos das escolas de Vitória da Conquista e região, discussões com temáticas voltadas ao papel de distribuição democrática de justiça e exercício da cidadania aos jovens, além de ensinamentos do Júri Popular Brasileiro, visando distribuir conteúdo reflexivo, através da atividade lúdica do Júri e aumentando o senso crítico dos jovens e impulsionando o desejo vocacional através da aproximação de instituições a comunidade escolar. E assim, formar cidadãos conscientes, reflexivos e protagonistas na sociedade.
O projeto é pioneiro no Brasil, pois desenvolve o Júri Simulado em três fases completas com abrangência a milhares de alunos simultaneamente. Com destaque especial às palestras de todos profissionais envolvidos no Júri popular, além de mentoria e capacitação aos personagens que participarão do Júri simulado.
Já na realização do Júri Simulado, com obediência a estrutura legal, o projeto acontece no mesmo local onde se realiza o Júri real, sendo que o Magistrado togado preside o Júri, assim como acontece na realidade.
Vale lembrar que, na II fase, aos personagens da defesa e acusações, serão apresentado caso real de temas atuais e vividos pela contemporaneidade, em especial em ambiência escolar, como forma pedagógica de contribuição no aprendizado de vida.
O projeto contempla, simultaneamente 15 escolas em Vitória da Conquista na Zona Urbana e Zona Rural, com um público estimado de mais de 7 mil alunos, sendo elas:
Zona Urbana de Vitória da Conquista:
Colégio Estadual Abdias Menezes;
Colégio Estadual Anísio Teixeira;
Instituto De Educação Euclides Dantas – Tempo Integral;
Colégio Da Policia Militar – CPM Eraldo Tinoco;
Colégio Estadual Adelmario Pinheiro;
Colégio Estadual Heleusa Câmara (Antigo Modelo).
Centro Integrado De Educação Luiz Navarro De Brito.
Zona Rural de Vitória da Conquista:
Colégio Estadual Do Campo José Gonçalves – Distrito De José Gonçalves;
Colégio Estadual Do Campo Da Cabeceira Da Jibóia.
Além de escolas nas cidades de Anagé (Colégio Estadual Renato Viana), Planalto (Colégio Estadual de Planalto), Poções (Colégio Eurides Santana), Belo Campo (Colégio Estadual Carlos Santana), Tremedal (Colégio estadual Marieta Pereira dos Santos) e Condeúba (Colégio Estadual de Condeúba).