fbpx

Turma da Mônica está de volta a Salvador

Turma da Mônica volta à Salvador com Um Plano para Salvar o Planeta

Em sua última turnê pelo Nordeste, o espetáculo retorna aos palcos da capital baiana em três finais de semanas

 Preocupados com a poluição que vem destruindo o meio ambiente, Mônica e toda sua turma saem das histórias em quadrinhos criadas por Mauricio de Sousa e voltam à Salvador nos meses de maio (19, 26 e 30) e junho (02), com o objetivo de mobilizar a população soteropolitana em favor da sustentabilidade ambiental, por meio do espetáculo Um Plano para Salvar o Planeta. A peça será encenada no tablado do aconchegante Teatro do ISBA, em Ondina, com duas sessões diárias: 11h e 16h.

Enredo

No espetáculo, que tem direção de Mauro de Sousa (filho do criador da turminha), Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e o resto da galera vão armar uma enorme confusão no laboratório de Franjinha, que acabará de criar uma fórmula capaz de deixar tudo limpo e perfumado.

Enquanto arrumam a bagunça no laboratório, eles descobrem que a poção cairá como uma luva nos planos de Dorinha, que quer salvar o planeta. Chico Bento é outro personagem que participa de Um Plano para Salvar o Planeta, mostrando as dificuldades que passa com a poluição na roça.

Mauro conta que o musical busca passar uma valiosa lição de cidadania e chama a atenção para importância dos três R’s da sustentabilidade ambiental: Reduzir, Reciclar e Reutilizar. “A peça tem um cunho pedagógico e buscamos, também, a valorização das artes, a formação de público para espetáculos infantis”, acrescenta.

“As crianças e os adultos – muitos já foram leitores das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica – têm grande identificação com as personagens e elas acabam ouvindo melhor a mensagem que passamos, com uma linguagem fácil, dinâmica e alegre”, enfatiza o diretor.

O desenhista Mauricio de Sousa explica que no show as características das personagens são trabalhadas para que a criançada sinta e imagine que são os mesmo personagens do gibi. “Temos personagens que conseguem se comunicar facilmente com o público. Desta forma, a mensagem fica incutida e, no final, as crianças percebem que é preciso praticar ações que preservem o meio ambiente”, realça.

O musical chegará a Salvador com ares de superprodução. São mais de 60 profissionais envolvidos na montagem, entre atores (11) e uma grande equipe de produção (50). Com muita cor e um cenário que encanta a garotada, o espetáculo explora também o uso de efeitos especiais, entre eles, um desenho animado específico para a peça.

Concurso Cultural

Buscando fomentar a imaginação das crianças para criarem ações de preservação ao meio ambiente, a Turma da Mônica junto com a Coletiva Comunicação Integrada e a Marca Skinka – patrocinadora do evento – estão realizando o “Um Plano Skinka Para Salvar o Planeta”, concurso cultural que levará uma criança para conhecer o estúdio da Turma da Mônica, em São Paulo.

Para participar, a garotada deverá ter entre 05 e 12 anos, residir em Salvador e se inscrever diretamente no hotsite oficial da promoção: www.planoparasalvaroplaneta.com.

A “mulecada” deverá escrever uma carta descrevendo qual o seu plano Skinka para salvar o Planeta. O texto deverá ter no mínimo 140 e no máximo 420 caracteres.

As cartas poderão ser depositadas em uma das urnas oficiais que estarão em exposição nas escolas cadastradas no Projeto Escolar: Um Plano para Salvar o Planeta ou estar inscrita no hotsite oficial da promoção, a partir do dia 8 até o dia 09 de junho de 2013.

O resultado será divulgado a partir de 01 de julho de 2013 e o participante será comunicado da vitória através do e-mail e ou telefone informado no cadastro.