fbpx

Tv Sudoeste realiza debate entre candidatos

Vitória da Conquista elege pela primeira vez prefeito em 2º turno

Uma das principais cidades do interior da Bahia, Vitória da Conquista escolhe seu futuro prefeito, neste domingo (28), entre os candidatos do PT, Guilherme, e do PMDB, Herzem Gusmão (PMDB). No primeiro turno, o petista obteve 77.061 votos (49,12% do total) e o peemedebista, 63.130 votos (40,24%). Esta é a primeira decisão em segundo turno no município, que ultrapassou o mínimo de 200 mil eleitores necessários para realização da segunda rodada de votação.

Atual prefeito da cidade, Guilherme tenta a reeleição na chapa que tem como candidato a vice-prefeito o servidor público Joás Meira Cardoso, do PSB. Seu adversário, o jornalista e redator Herzem Gusmão, tem como vice o professor Claudionor Dutra, do PSDB.

Sexta maior economia do estado, com Produto Interno Bruto (PIB) estimado em R$ 3,1 bilhões, Vitória da Conquista tem 306 mil habitantes, de acordo com o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), e cerca de 215 mil eleitores aptos a votar, conforme dados do Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

Esses últimos dias que antecedem ao pleito foram marcados por entrevistas dos dois candidatos, debates e o disse me disse tradicional da política, com troca de farpas e acusações. As militâncias políticas dos partidos coligados, de olho no crescimento da cidade, trabalharam arduamente levando a defesa de suas legendas a todos os eleitores, principalmente aos indecisos da última eleição. Apesar da rivalidade, o clima na cidade é de tranqüilidade, embora os órgãos de segurança pública tenham montado esquema especial para impedir a boca de urna e outros crimes eleitorais previstos na legislação.

Vale lembrar que está em disputa a administração de mais R$ 47,5 milhões que a cidade recebe do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A Rede Bahia cumprindo seu papel, abre um espaço em sua programação junto à Rede Globo, e apresenta um debate entre os candidatos a prefeito de Salvador, ACM Neto e Pelegrino, e em Vitória a Conquista, Guilherme e Herzem, logo mais após a exibição de sua novela, Gabriela.