UESC visita Unicamp
Em busca da excelência em Gestão de Dados foi conhecer os avanços da instituição paulista
Uma equipe da Assessoria de Planejamento da Universidade Estadual de Santa Cruz, liderada pelo assessor-chefe, Professor Dr. Gustavo Lisboa, visitou a Universidade de Campinas (Unicamp).
Motivação
A motivação para a visita foi o avanço realizado pela universidade paulista, ao longo dos últimos anos, na implantação do seu Escritório de Dados Institucionais.
Porquanto, é uma honra saber que o trabalho desenvolvido pela Unicamp referente ao tratamento dos seus dados para a tomada de decisões tem chamado a atenção e despertado o interesse de outras universidades”, destacou a Coordenadora Geral da Unicamp, Professora Dra. Maria Luiza Moretti, que recepcionou o grupo.
Equipe
Além do Professor Gustavo Lisboa, integraram a equipe da Asplan a analista universitária Luciene Maria Torquato Cerqueira Batista e a subgerente de Planejamento, Suzana Santos dos Reis.
“A Unicamp é uma universidade de referência para nós.
E estar aqui a fim de trocarmos experiências e aprendermos juntos representa uma oportunidade valiosa para a Uesc”, ressaltou o professor Lisboa.
Oportunidade valiosa
Outrossim, para a coordenadora-geral, a visita foi uma oportunidade valiosa para a discussão de temas importantes quanto à gestão de dados institucionais para a tomada de decisão, à implantação do Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão (Edat), ao ciclo de avaliação institucional e ao planejamento estratégico.
A assessora de gabinete da Coordenadoria Geral da Universidade Silviane Duarte Rodrigues acredita que a oportunidade serviu para refletir sobre os desafios enfrentados na efetivação da governança de dados.
Histórias compartilhadas
Portanto, “tivemos a oportunidade de compartilhar nossa história e trocar experiências, refletindo sobre os desafios em comum para a efetiva governança de dados.
Mas, sempre pensando sobre novas estratégias para a excelência da gestão estratégica fundamentada em dados”, afirmou.
O professor Gustavo Lisboa explica que “uma gestão de dados eficiente permite que as instituições tomem decisões mais embasadas e estratégicas, otimizando o uso de recursos e melhorando os resultados.
Contribuição
A visita contribui para o alinhamento das práticas da Uesc com as melhores práticas de gestão de dados, fortalecendo a sua posição como instituição de ensino superior.
Assim sendo, essa é a determinação do reitor Alessandro Fernandes e do vice-reitor Maurício Moreau por entenderem que a avaliação institucional é um processo contínuo.
E que permite identificar as forças e fraquezas da instituição, e a gestão de dados desempenha um papel fundamental nesse processo,” conclui o assessor-chefe da Asplan.
Ascom-Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)