UNEB sedia II Fórum de Humanização da Saúde
Iniciativa da Associação Viva e Deixe Viver, evento acontece no dia 08 de outubro, na Universidade do Estado da Bahia. Inscrições pelo site www.vivahumanizacao.org.br
A Associação Viva e Deixe Viver, dos voluntários contadores de história para crianças e adolescentes hospitalizados, realizará, no dia 08 de outubro, a segunda edição do Fórum de Humanização da Saúde na UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Dirigido a gestores hospitalares, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, voluntários e estudantes de diversas Faculdades, Hospitais, Clínicas e Governo Estadual, o encontro tem como tema, este ano, “Liderança Humanizada na Gestão da Saúde”. O evento na capital baiana acontece a partir das 08h00, no Teatro da UNEB.
Desde 2012, a Associação Viva e Deixe Viver e a UNEB mantêm convênio de cooperação técnica, por meio do qual o Viva leva a contação de histórias para a formação de estudantes da área de Saúde – Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia e Nutrição. “Nossa expectativa é atingir toda a equipe multiprofissional por esta ação, que permite garantir a comunicação humanizada na transversalidade da grade curricular, durante o estágio obrigatório”, relata Valdir Cimino, fundador e presidente do Viva, lembrando que os fóruns fazem parte da iniciativa.
No programa desta edição, estão previstas palestras e apresentação de cases, que visam contribuir para o debate do tema principal, “Liderança Humanizada na Gestão da Saúde”.
Confira a programação completa:
08h00 – Credenciamento
08h30 – Abertura oficial. Composição da mesa: Governo, Universidade, Associação Viva e Deixe Viver e Apoiadores.
09h00 – Palestra: 16 anos da Associação Viva e Deixe Viver: O que gente faz, conta, com Valdir Cimino, Presidente fundador da Associação Viva e Deixe Viver.
09h30 – Palestra: Humanização e Equidade, com Altair dos Santos Lira, Coordenador Estadual de Humanização – SESAB.
10h00 – Palestra: PET-Saúde / Humaniza (Hospital Geral Roberto Santos), com Patrícia Suguri Cristino, Odontóloga / Profª da UFBA.
10h30 – Palestra: Programa Humanizar com Nathali Santana, Terapeuta Ocupacional / SESAB / Hospital Geral Prado Valadares (Jequié).
11h00 – Palestra: Acessibilidade e equidade nas ações voltadas às pessoas com diabetes e anemia falciforme – apontamentos para humanização das práticas em saúde, com Marcelo Pfeiffer Castellanos, Doutor em Saúde Coletiva, Professor da UFBA.
11h30 – Palestra: PRÓ-Saúde/PET-Saúde: Uma experiência da UNEB com a Secretaria de Saúde de Salvador – SMS, com Fernanda Warken Rosa Camelier, Fisioterapeuta/ Coordenadora do Colegiado do Curso de Fisioterapia da UNEB/ Coordenadora do PET-Sáude – UNEB.
12h00 às 13h30 – Almoço livre
Cases de Boas Práticas em Humanização
13h30 – Case1: Tema: Experiências de ensino significativos no cenário da APS por meio do PET-aúde, com Helena Fraga Maia, Fisioterapeuta/ Prof. da UNEB/Tutora do PET-Sáude – UNEB.
13h45 – Case 2: Tema: A Experiência do Programa Humanizar no Hospital Prado Valadares – Jequié/Ba, com Nathali Santana, Terapeuta Ocupacional / SESAB / Hospital Geral Prado Valadares (Jequié).
14h00 – Case 3: Tema: Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da SESAB: Um olhar para o cuidador, com Cíntia Conceição, Enfermeira Sanitarista, Coordenadora do PAIST/SESAB.
14h15 – Case 4: Tema: Permanecer SUS, com Érica Bowes, Assistente Social – Coordenadora do Programa Permanecer SUS / SESAB.
14h30 – Case 5: Tema: PIASC como dispositivo para mudança do processo de formação em saúde, com Ana Paula Chancharulo de Moraes, Enfermeira/ Prof. da Uneb/ Coordenadora do PIASC.
14h45 – Case 6: Tema: Imersão de estudantes de Medicina no cotidiano do semi-árido baiano, com Feizi Milani, Médico/ Prof. da UNEB/ Coordenador da Área de Saúde Coletiva.
15h00 – Case 7: Tema: Projeto de Extensão: Acolhendo à Gestação, com Mary Lúcia Galvão
Enfermeira / Prof. da UNEB
15h15 – Case 8: Tema: Humanização no Atendimento de Escolares em Centros de Educação Infantil – CEIS, com Jeane Ferreira, Nutricionista da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Mestre em Ciências de Alimento/UFBA.
15h30 – Case 9: Tema: Viva Humanização: Contadores de Histórias da Bahia, com Loide Bonina, Assistente Social do HGE / Contatora de Histórias da Associação Viva e Deixe Viver.
15h45 – Case 10: Tema: Oficinas lúdicas com os idosos, com Edla Foseca, Psicopedagoga / Coordenadora de atividades extracurriculares da Santa Casa de Misericórdia da Bahia
16h00 – Case 11: Tema: Humanização na atenção à saúde dos portadores do vírus HIV/AIDS de uma casa de apoio em Salvador, com Adriano Rodrigues, Fisioterpeuta da CAASAH.
16h15 – Case 12: Tema: Projeto Grupo de Acompanhantes, com Sandra Maria Barreto Martins Vidal, Psicóloga, Especialista em Psicomotricidade, Psicóloga do HGRS e da Secretaria Municipal de Saúde de Camaçari; e Delmara de Souza Oliveira Sampaio,
Assistente Social, Pós-graduada em Gestão Pública, Assistente Social do HGRS e da Secretaria Municipal de Salvador.
16h30 – Case 13: Tema: Voluntariado Doulas, com Mávila Andrade, Psicóloga, Psicoterapueta de Casal e Família; responsável pelo acolhimento psicológico dos voluntários da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
16h45 – Case 14: Tema: Projeto Mãe Canguru, com Nilma Dourado , Enfermeira e Servidora do Hospital Roberto Santos.
17h00 – Case 15: Tema: Experiências exitosas no ensino da disciplina Políticas Públicas e Legislação em Saúde, com Helena Fraga Maia, Fisioterapeuta/ Prof. da UNEB/ Tutora do PET-Sáude – UNEB.
17h15 – Case 16: Tema: Liderança humanizada na gestão saúde, com Valdir Cimino,
Presidente da Associação Viva e Deixe Viver.
17h30 – Encerramento com Valdir Cimino, Presidente da Associação Viva e Deixe Viver.
2º FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE DA UNEB – SALVADOR
Tema: Liderança Humanizada na Gestão da Saúde
Data: 08 de outubro – terça-feira
Horário: das 8h00 às 18h00
Local: Teatro UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – Salvador -BA
Contato: www.uneb.br – Adelaide Rosa Silva/ Tel. 71 3117.2290/ adrsilva@uneb.br
Valores: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (estudantes)
Inscrições pelo site http://www.minhasinscricoes.com.br/FORUMBHIA/2013/
Os Fóruns de Humanização em Saúde têm por objetivo promover o bem-estar de pacientes e o desenvolvimento humano do cuidador em ambientes hospitalares. Os encontros reúnem agentes de transformação para a discussão, aprimoramento e disseminação da humanização hospitalar. Este movimento iniciou-se em 2001, nas atividades de promoção do Ano Internacional do Voluntário na Saúde.
Criados pelo Vivo para promover a Política Pública de Humanização da Saúde, os fóruns ganharam o apoio do Ministério da Saúde e PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Realizado em 10 cidades brasileiras onde o Viva atua, esses encontros levantam temas relevantes para área de Saúde e que formarão o conteúdo do próximo Congresso de Humanização, previsto para 2013.
Sobre a Associação Viva e Deixe Viver – www.vivaedeixeviver.org.br
Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP – que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.131 contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente mais de 82 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Mahle Metal Leve, Pfizer, Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados.
Informações para a Imprensa:
Oficina da Palavra: (11) 3289-2139
Contatos: Denise Lima: (11) 9611-7381 e Luciana Garbelini: (11) 9292-2131