Unidades de Saúde de Vitória da Conquista começam a ser renovadas a partir desta segunda
A Prefeitura de Vitória da Conquista deu mais um passo importante para o avanço da Atenção Básica no município. Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal lançou o Saúde Renovada, um programa voltado para melhorar a infraestrutura das unidades de saúde das zonas urbana e rural. A primeira unidade a ser reformada será o Posto de Saúde da Gameleira. As obras já começam na segunda-feira (22).
Dentre as melhorias na revitalização desse posto de saúde, estão a pintura das paredes e a colocação de forro e vidros novos. Só no primeiro semestre, cerca de 30 unidades de saúde serão reformadas, com base no critério de prioridade, para poder proporcionar uma melhor qualidade de estrutura para a população.
Com o sorriso estampado no rosto, Edna Prates disse que foi muito gratificante receber a notícia de que o postinho será reformado. Segundo ela, a comunidade estava clamando por essa revitalização, porque a estrutura do posto não era mais utilizada para os atendimentos médicos, que estavam sendo realizados na Escola Municipal Francisco de Assis.
Para os líderes comunitários do povoado de Gameleira, Edmundo Moreira e Jesuíno Moreira, mais conhecido como Zuino, o povo da região vai ficar muito feliz e grato com a nova reforma. Em sua fala, Edmundo fez um pedido especial para a criação de uma sala dedicada ao atendimento da população mais idosa.
A prefeita Sheila Lemos destacou que a saúde pública conquistense saiu de 55 mil atendimentos mensais para 110 mil, o que é um avanço significativo. “Agora, chegou a vez de olhar para a estrutura das unidades de saúde, para que a população possa ser atendida com uma boa infraestrutura. O Saúde Renovada é para a gente entrar com força e rapidez nas reformas das unidades. Estou anunciando hoje e a equipe já entra, segunda-feira, com uma força-tarefa de recuperação dos nossos postos de atendimento à saúde, tanto na zona rural, quanto também na zona urbana”, afirmou Sheila.
Segundo ela, depois que o período da pandemia da Covid-19 passou, o Governo Municipal buscou estruturar a saúde básica de Vitória da Conquista. De acordo com a gestora, a tabela do SUS está congelada desde 2010, por isso, o município buscou recursos para complementar o que estava faltando para fechar a conta.
Mesmo com todas as dificuldades impostas, conforme destacou o secretário municipal de Saúde, Vinicíus Rodrigues, a atual gestão trabalhou para melhorar a Atenção Básica de Vitória da Conquista, aumentou o número de marcações de procedimentos médicos e os índices no programa federal Previne Brasil, que avalia a qualidade da assistência à população, saiu de 6 para a nota 8.95. Além disso, Vitória da Conquista ocupa a primeira posição quando se fala em saúde nas cidades de grande porte do Nordeste e está em 3º terceiro lugar no ranking nacional entre os municípios com mais de 350 mil habitantes.
“Agora, nós vamos trabalhar em todas as unidades de saúde, no sentido de renovar a sua infraestrutura, de pintar, reformar e dar uma melhor qualidade para a população. Além de ter um bom atendimento, a comunidade também terá uma infraestrutura adequada para o seu atendimento. Então, essa atenção toda que a nossa prefeita vem dar na saúde vai refletir na nossa população”, destacou o secretário.
Os vereadores Ivan Cordeiro, Subtenente Muniz, Edjaime Rosa Bibia e Augusto Cândido também estiveram presentes no lançamento do Saúde Renovado. O parlamentar Ivan Cordeiro lembrou que, no final de 2023, visitou o Posto de Saúde da Gameleira e relatou a situação da unidade de saúde ao Governo Municipal. Conforme disse, não sabia que a reforma seria tão rápida, mas esse é um compromisso da atual gestão. ”A gente sabe que a saúde e o acesso à saúde são prioridades, principalmente na zona rural, que é mais difícil. É por isso que a gestão da nossa prefeita Sheila tem essa atenção especial com os moradores da zona rural”.
Conforme relatou o Subtenente Muniz, trabalhar com os postinhos de saúde é fundamental, porque eles fazem a diferença, afinal, ”a Atenção Básica é tudo e a saúde é tudo para uma comunidade”. De acordo com Bibia, não é fácil fazer tudo o que o povo precisa, mas a Prefeitura está trabalhando para amenizar os períodos de dificuldades e as necessidades da população. Já o vereador Augusto Cândido destacou o trabalho conjunto entre a Prefeitura e Câmara, para que melhorias sejam executadas em Vitória da Conquista. “Espero que esse posto funcione o mais rápido possível e que as pessoas tenham a sua solução”, disse.