Usuários do Caps II realizam desfile de moda
Cerca de 15 usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) da Prefeitura realizaram um desfile no próprio serviço. As roupas usadas pelos modelos – participantes da oficina de teatro – são peças do Brechó “Tudo Novo de Novo” que funciona no Centro.
“O brechó começou a funcionar a partir da oficina de geração de renda que é desenvolvida aqui”, explicou a coordenadora da oficina, Jussara Silveira. O objetivo é promover recursos extras para os usuários e os familiares envolvidos na organização do espaço.
O brechó funciona durante três dias da semana numa sala do serviço. Ele foi organizado, inicialmente, por quatro usuárias e familiares. Entre elas, Vitória Brito – que tem a irmã, Maria de Lourdes e um sobrinho atendidos pelo Caps II há 11 anos. “Sinto-me muito feliz tendo este trabalho, pois moro sozinha e sinto o Caps II como minha casa e o pessoal daqui como minha família”, declarou Vitória.
A usuária Edineide Soares, que participa da oficina de teatro, também falou sobre a importância do Caps II em seu dia a dia. “Agradeço ao Caps II porque me ajuda no processo de tratamento e oferece essas atividades. Hoje, não me vejo como uma pessoa problemática”, disse.
“Olhares” – Já no pátio do Caps II, a exposição “Olhares”, produzida pelos 12 participantes da oficina de audiovisual, defende um olhar sensível para a questão da saúde mental, com a desconstrução das barreiras subjetivas dos rótulos.
“A mensagem posta é a de que somente quando se ‘descortina’ o olhar dessas questões é que se pode ver o sujeito na sua inteireza, favorecendo um real encontro, que valoriza suas potencialidades, sua singularidade e seus desejos”, comentou a psicóloga Joísa Ramalho, também responsável pela oficina.
A oficina de produção audiovisual acontece toda segunda-feira, das 10h30 às 12h. São produzidos vídeos, documentários, jornal e um blog. Os conteúdos são sugeridos pelo próprio grupo. As linguagens servem como canal de expressão. Secom PMVC.
