Veja como pagar contas durante a greve dos bancários
Paralisação dos bancários fecha agências no país.
Greve não afasta a obrigação de pagar todas as contas em dia.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diz que os clientes podem usar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.
Entretanto, se o cliente se sentir lesado ele pode ir direto ao Procon. Ele vai analisar caso a caso. É importante saber que não se pode cobrar juros por algo que ele não teve culpa. Por isso, o cliente precisa comprovar que não conseguiu realizar a operação por causa da greve, que não houve outros meios, informam atendentes do Procon.
A última paralisação dos bancários ocorreu em outubro do ano passado e teve duração de 21 dias. Neste ano, a categoria pede reposição da inflação mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.
ORIENTAÇÕES
Confira abaixo algumas orientações dos Procons, do Idec e da Febraban para que o consumidor não seja prejudicado durante a greve:
Greve não afasta a obrigação de pagar em dia – Para não ser cobrado de eventuais juros, o consumidor deve ficar atento aos prazos de vencimento das contas.
Use os caixas eletrônicos – Correntistas podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais. Vale lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e que o valor para saque diurno varia dependendo da instituição. Verifique também os limites da sua conta corrente para pagamentos em caixa eletrônico.
Solicite outras opções de pagamento – É responsabilidade do fornecedor oferecer meios alternativos para que o pagamento possa ser feito. Em caso de dificuldade, entre em contato com a empresa credora e solicite outras opções para efetuar o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas ou código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.
Fale com o SAC do seu banco – Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco e pergunte se há alguma outra agência próxima operando que possa atendê-lo. Algumas operações, como pagamentos de contas e transferências podem ser feitas, também, pelo telefone.
Documente suas solicitações – O consumidor deve documentar os pedidos de opções alternativas para quitar o débito, enviando um e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento, por exemplo, pois caso o fornecedor não disponibilize opções, poderá reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
Locais de pagamento alternativos – Algumas redes de supermercados e casas lotéricas recebem o pagamento de boletos de concessionárias de serviços públicos, como água, luz, gás e telefone.
Cuidado com golpes – Na falta de funcionários da instituição bancária, para sua segurança, nunca aceite ajuda de estranhos ao usar os caixas eletrônicos. A guarda da senha e do cartão é de responsabilidade do correntista.
Rede alternativa à da Caixa – Embora para alguns serviços seja necessário buscar o atendimento diretamente em uma agência, como saques de FGTS acima de R$ 1,5 mil, a Caixa informa que conta com extensa rede de atendimento alternativo pelo país, incluindo lotéricas e correspondentes e lojas da rede “Caixa Aqui”, que também pagam benefícios sociais como Bolsa Família, Seguro-Desemprego e FGTS, entre outros serviços.
Os depósitos nos caixas eletrônicos dos bancos estão sendo realizados somente das 7:00 às 12 :00 horas. Para depósitos em dinheiro, os clientes podem usar os correspondentes bancários.