VI Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia
Como parte da programação do VI Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia, a Câmara Municipal realizou Sessão Especial no Auditório do Cemae na manhã desta sexta-feira (20). Com o tema “Desafios para o profissional contábil”, os contadores debatem os novos rumos da profissão e as tendências apresentadas pela mercado.
O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), autor da requerimento que originou a sessão, destacou a importância da profissão para o desenvolvimento das organizações que contribuem com o desenvolvimento de toda nação. “É motivo de orgulho para o Poder Legislativo ter a oportunidade de reconhecer a importância deste profissional”.
Representando os demais colegas, o vereador Gilzete Moreira (PSB) ressaltou que é muito importante que os profissionais se reciclem para poder atuar de forma eficiente nas organizações. Também contador, o parlamentar destacou ainda a importância dos contadores para o desenvolvimento financeiro da empresa. Falou também do papel fundamental exercido pelo sindicato da categoria.
A presidente do Sindicato dos Contadores, Josana Mota Bispo, ressaltou as atividades desempenhadas pela categoria e expôs alguns entraves que dificultam o exercício da profissão em Vitória da Conquista. “A contabilidade é a ciência da informação e também a ciência da transparência. Esse é um momento muito importante para o sindicato, único, em estar nessa Casa colocando para todos as nossas necessidades, dificuldades, e dizendo que precisamos do apoio do Legislativo.
A delegada da Receita Federal, Maria Helena Matos Nunes, falou da exigência do mercado globalizado por um novo comportamento dos profissionais de contabilidade. Disse que a Receita Federal tem nos contadores grandes parceiros para o desenvolvimento do trabalho da instituição. “Aos contadores cabe a tarefa de orientar as empresas a realizarem os processos administrativos e financeiros, na importante tarefa de crescimento do país”.
O secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Edwaldo Alves, garantiu que a Prefeitura sempre terá prazer em receber os representantes dos contadores, e elogiou a Câmara pela iniciativa de uma sessão especial para tratar de um tema tão relevante para a sociedade. O secretário ainda destacou que o avanço das tecnologias e o desenvolvimento da economia faz com que o trabalho dos contadores seja indispensável. “Não existe economia, não existe negócio, e nem comércio sem o contador, que é fundamental para todos os segmentos da sociedade”.
O professor Josenaldo de Souza Alves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste/Fainor, agradeceu o empenho e a homenagem prestada pela Câmara aos contadores, e ressaltou as transformações pelas quais a contabilidade tem passado, e que a partir de 2008, com a introdução das normas internacionais ao Brasil, fez com que os profissionais procurassem se atualizar e se adequar à nova realidade.
O diretor-geral da Faculdade Independente do Nordeste/Fainor, Edgar Larry, destacou a importância de debater dentro do VI Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia, temas relevantes para os profissionais da área contábil. Para Edgar Larry, o congresso é importante para a região sudoeste, para a Bahia e até mesmo para o país, pois o progresso científico e tecnológico exigem cada vez mais uma formação continuada e maior capacitação dos profissionais.
O deputado Estadual José Raimundo Fontes (PT) falou do papel fundamental destes profissionais no ano da contabilidade no Brasil, disse ainda que nas demandas do cotidiano é imprescindível ter um contador para orientar como proceder diante das questões financeiras e organizacionais apresentadas no ofício da administração.
O deputado federal Waldenor Pereira parabenizou a Câmara de Vereadores pela iniciativa e destacou que Vitória da Conquista tem destaque em âmbito nacional no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, e comentou que os contabilistas são imprescindíveis para o crescimento de diversos setores. Ainda em sua fala, o deputado resumiu sua trajetória e disse ter uma relação de muita proximidade com a contabilidade e com os contabilistas, já que exerceu em um período da sua vida profissional a função de economista.
Vereadores destacam importância da profissão –Representando a Bancada de Situação, o vereador Professor Cori (PT) destacou as constantes adequações pertinentes ao profissional da área contábil e imprescindível para uma conjugação de esforços que possam promover mudanças que adequem as empresas à nova realidade. Disse ainda que estas mudanças provocam um ambiente de negócios mais favorável para empresas e sociedade, tendo como ponto central desta relação o contador.
O vereador Álvaro Pithon (DEM) falou sobre a profissão de contabilista e ressaltou que os profissionais devem orientar os seus clientes em suas finanças com responsabilidade e honestidade. Disse esperar que trabalhem com amor em uma profissão de extrema importância para toda a sociedade.
Legislativo homenageia primeira mulher na presidência do CRC baiano
Maria Constança Carneiro Galvão foi ex-presidente do Conselho Regional no Estado, à esquerda na foto, ao lado do presidente da Câmara Fernando Jacaré.
Durante Sessão Especial sobre o VI Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia, a Câmara homenageou Maria Constança Carneiro Galvão, ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e primeira mulher a assumir a presidência do órgão na Bahia.
Funcionária aposentada da Coelba, em 1994 Constança deu início a sua jornada como empresária e montou seu próprio negócio, iniciando um escritório de contabilidade para prestação de contas eleitorais. Neste mesmo ano, assumiu a Instituto de Auditores Independentes do Brasil/Ibracon. Mais uma vez pioneira, foi a primeira mulher a assumir a presidência deste órgão.
Constança ainda desenvolveu trabalhos junto à Comissão Nacional da Mulher Contabilista, projeto criado para valorizar a posição da mulher no mercado de trabalho. Logo depois iniciou suas atividades na Associação Comercial do Estado da Bahia, chegando a fazer parte da diretoria.
Ela ainda destacou os trabalhos realizados pelos demais presidentes do conselho e disse ainda que o contador é o coração da empresa e que o trabalho deve ser feito com honradez, respeito, disciplina, buscando sempre ocupar os espaços para agregar, sendo necessário ser exemplo na vida profissional para ter a valorização e o reconhecimento pelo diferencial aplicado no exercício da profissão.
“Minha história é simples, de uma mulher que procurou dignificar o seu trabalho. Vivenciando a cada dia as mudanças da profissão e no ano da contabilidade no Brasil, ser homenageada pela Câmara me toda, por completo, de emoção”, disse.
A Câmara de Vereadores homenageou Célia Sacramento pelo seu destaque na área da contabilidade
A Câmara de Vereadores homenageou ainda a especialista na área contábil e vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, que aparece na foto ao lado direito de Fernando Jacaré, pelo seu destaque na área da contabilidade. Célia Sacramento agradeceu a homenagem e se emocionou ao lembrar que a primeira homenageada da manhã, Maria Constança Carneiro Galvão, sempre foi uma referência para ela durante toda a sua trajetória. A vice-prefeita ainda resumiu a sua trajetória e destacou a importância da mulher para a categoria dos contabilistas.
* Célia Sacramento é a primeira mulher negra eleita vice-presidente de Salvador. Professora, é reconhecida pela forte atuação na militância pelos direitos dos negros e das mulheres. Contadora pela FAVIC e advogada pela FACET; especialista em Auditoria, Perícia e Consultoria Tributária; Mestre em Contabilidade e Controladoria pela USP; Doutora em Engenharia da Produção pela UFSC. É conselheira e superintendente do CRC-BA; professora licenciada da UEFS e UFBA; ex-presidente da Cooperativa Nacional de Professores (CONAPROF).