Vitória da Conquista registra pancadas de chuvas isoladas e entra em alerta amarelo
As chuvas se intensificaram em Vitória da Conquista desde o início da semana, beneficiando a zona rural com o aumento do volume de água nos açudes e barragens, utilizada para irrigação e dessedentação animal.
O município registrou chuvas isoladas nesta quinta-feira (27), e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segue em alerta amarelo até esta sexta-feira (28), com precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, baixo risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia e descargas elétricas.
Chuvas de Março
As chuvas deste mês são resultado de um fenômeno climático causado pelo encontro entre frentes frias típicas do outono e o calor do verão, formando nuvens carregadas que provocam precipitações frequentes e intensas.
Na segunda-feira (24), o município não estava dentro da área de abrangência do Inmet, mas registrou pancadas de chuva isoladas em 11 distritos, com destaque para José Gonçalves, São Sebastião, Cercadinho, Bate-Pé e Inhobim. Esse último registrou 60 mm de chuva.
Na zona urbana, os índices ficaram dentro da previsão, atingindo 10,52 mm, com uma média de 5,92 mm.
Na terça-feira (25), a previsão indicava chuvas entre 5 e 8 mm no município, enquanto na quarta-feira (26) não houve registros significativos.
Para as próximas 24 horas, a expectativa, segundo o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, a previsão é de pouca chuva. O Climatempo prevê 4mm.
Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070.
O Corpo de Bombeiros também está disponível pelo telefone 193.