Vitória da Conquista sedia edição do Exporta Bahia 2013
Vitória da Conquista foi escolhida para sediar mais uma edição do Exporta Bahia 2013, evento realizado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, com o apoio da Prefeitura Municipal. A ação voltada às micros, pequenas e médias empresas visa integrar e potencializar as diversas iniciativas dos agentes de desenvolvimento que atuam na Bahia, mas, especificamente, àquelas voltadas à difusão de uma cultura para exportação de serviços e de produtos.
Joás Meira, vice-prefeito
A abertura do evento ocorreu na noite dessa terça-feira, 10, no auditório da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico – SEMTRE. Para o vice-prefeito de Vitória da Conquista, Joás Meira, que na ocasião representou o prefeito Guilherme Menezes, o Exporta Bahia é uma grande oportunidade para as pequenas e médias empresas da cidade. “Este evento vem a contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, trazendo conhecimento e orientações que certamente embasarão as empresas para que elas ampliem os seus horizontes e suas perspectivas”, afirmou.
O diretor de Relações Internacionais da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Ricardo Vieira, destacou: “o evento busca capacitar e oferecer serviços e produtos para que o empresariado consiga atingir o nível de internacionalização dos seus produtos e serviços. Hoje a cultura exportadora é de internacionalização. Acreditamos nisso e tentamos contribuir para a elevação do nível dos produtos e serviços locais”, disse.
Os presentes também puderam desfrutar da conferência de abertura: “A Participação do Nordeste e da Bahia no Comércio Internacional”, ministrada pelo assessor técnico da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), mestre em Economia, Carlos Danilo Peres Almeida. De acordo com o palestrante, “o crescimento do comércio internacional tem feito com que alguns países se integrem cada vez mais. No entanto, a pequena e média empresa ainda não tem um acesso muito fácil a esse mercado. Esse evento busca justamente sensibilizar o empresário acerca desse tipo de comércio tende a crescer cada vez mais”.
Representante comercial, André Felipe Trindade, se inscreveu no curso pelo fato de trabalhar na área de cosméticos e estar na fase de exportar o seu primeiro produto de escova progressiva. “Estou na primeira experiência de exportação para o Peru e Colômbia. Mandei as primeiras amostras e essa palestra veio para mim num momento muito oportuno porque eu estava justamente precisando do conhecimento sobre o comércio internacional, das empresas que fazem o transporte e os bancos que poderão me dar suporte os melhores serviços e taxas”, relatou.
Durante o evento, que segue até esta quarta-feira, 11, serão oferecidas gratuitamente palestras e curso em prol do aumento da competitividade e da inserção internacional, voltado para essas empresas, por meio de acompanhamento individualizado, pensamento estratégico e ações de preparação para um mercado doméstico cada vez mais globalizado.