Vitória da Conquista solicita outorga de Canal da Cidadania
Buscando fortalecer, cada vez mais, o exercício da cidadania e da democracia e entendendo a importância da universalização do direito à informação, à comunicação, à educação e à cultura, a Prefeitura de Vitória da Conquista solicitou, ao Ministério das Comunicações, o Canal da Cidadania. Com isso, o município está entre as 24 cidades baianas que fizeram o pedido de outorga.
Agora, a Prefeitura aguarda a aprovação do pedido para que, posteriormente, sejam adquiridos e instalados os equipamentos necessários. “Esse é um instrumento importante, inclusive, para a divulgação dos atos da Prefeitura e também para a participação da própria comunidade, com suas expressões artístico-culturais e suas demandas”, explicou o prefeito Guilherme Menezes.
De acordo com o gestor, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva (foto), quando esteve na cidade em maio deste ano, afirmou que o processo já estava bastante agilizado. Diante dessa informação, o prefeito Guilherme Menezes esteve em Brasília para, entre outros assuntos, tratar do Canal da Cidadania.
“De imediato, o Ministério solicitou que a Prefeitura encaminhasse todos os documentos necessários para que pudéssemos viabilizar esse projeto tão importante. Acredito que a Prefeitura de Vitória da Conquista vai ter esse importante Canal da Cidadania dentro de pouco tempo, estamos empenhados para isso”, enfatizou o prefeito.
O Canal da Cidadania é uma emissora de televisão aberta, que permite a criação de quatro TVs locais em cada cidade do país. A estação faz parte do conjunto de canais explorados por entes da administração pública dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Por meio da tecnologia digital, um mesmo canal pode conter quatro programações independentes, inclusive duas TVs comunitárias.
Os pedidos de outorga podem ser feitos por municípios, estados e fundações e autarquias a eles vinculadas. Mais informações no site www.canaldacidadania.org.br.