Viviane sugere que Prefeitura integre Hospital Esaú Matos ao Programa Mais Saúde
Em seu discurso na sessão desta quarta-feira (26), a vereadora Márcia Viviane (PT) destacou o anúncio do Governo do Estado sobre ampliação do programa Mais Saúde, investimento de 535 milhões para 2025, para fortalecer o SUS.
“Metade desse recurso para fortalecimento da atenção primária, ampliando as equipes e também o acesso. E mais de 2,7 bilhões para a infraestrutura, garantindo novos hospitais, policlínicas e mais serviços”, destacou.
Segundo Viviane, a medida é uma oportunidade para que a gestão municipal busque parceria com o Governo do Estado, de modo que consiga incluir o Hospital Municipal Esaú Matos, garantindo o apoio necessário para que este continue entregando um atendimento de excelência à população.
“Não pode ficar de fora pois é um hospital que vem passando por dificuldades, mas é um patrimônio deste município. É uma grande referência, única porta aberta para a maternidade e assistência neonatal”, disse.
A vereadora falou ainda sobre um projeto de lei apresentado pela deputada estadual Maria Del Carmem, do Partido dos Trabalhadores, que institui o Programa de Cuidado para as pessoas com fibromialgia/PCPF.
A medida tem por objetivo ofertar um serviço especializado às pessoas que sofrem com a deficiência, ampliando o acesso, diagnóstico e tratamento.
“Vitória da Conquista poderia ter saído na frente. Nós aprovamos nesta Casa esse mesmo projeto de Lei, que igualava as pessoas com deficiência. Foi aprovado nesta Casa, mas infelizmente vetado pela prefeita Sheila Lemos, dizendo que era por questões de inconstitucionalidade”, disse.
Viviane ressaltou a importância da atuação da Câmara Municipal, responsável por ouvir as demandas, se sensibilizar com as causas e elaborar projetos de lei de relevância para a população. Disse que vai estar cobrando o cumprimento da lei PCPF, que agora deverá ser acatada pelo município.
Por Camila Brito